CURRÍCULOS ESCOLARES


- EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR -

A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

O desenvolvimento do currículo na Educação Pré-Escolar tem como referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar que constituem um conjunto de princípios gerais pedagógicos e organizativos de apoio ao educador de infância na condução do processo educativo a desenvolver com as crianças.


Sendo uma referência comum para todos os educadores de infância, este documento não pretende ser um programa, porque sendo geral e abrangente inclui a possibilidade de o educador fundamentar diversas opções educativas.

Para mais informações consulte o
site da Direção-Geral da Educação (DGE)... clique aqui.

>
Guião das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar no Agrupamento de Escolas de Mafra


- ENSINO BÁSICO -

O Ensino Básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

O desenvolvimento dos currículos do Ensino Básico assenta nos princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos, aplicando-se às diferentes ofertas curriculares do Ensino Básico.

Para mais informações sobre os diferentes currículos existentes para o Ensino Básico consulte o site da Direção-Geral da Educação (DGE)... clique aqui.

Aprendizagens Essenciais

A componente do referencial curricular designada por Aprendizagens Essenciais expressa a tríade de elementos (conhecimentos, capacidades e atitudes) ao longo da progressão curricular.


Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

O Perfil  dos  Alunos  à  Saída  da  Escolaridade  Obrigatória,  homologado  pelo  Despacho  n.º 6478/2017, 26 de julho, afirma-se como referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas, constituindo-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem.

Autonomia e Flexibilidade Curricular

O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário, bem como, o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva definem um conjunto de ações que convergem para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade e que sejam respostas efetivas às necessidades de todos os alunos.

Share by: