Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.
 

» Manuais Escolares 2017/2018


> Informação aos Pais e Encarregados de Educação

Nos termos do art.º 61.º do Decreto-Lei n.º 25/2017, de 3 de março, no início do ano letivo 2017/2018 é garantido a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública o acesso gratuito a manuais escolares.

Os encarregados de educação responsabilizam-se pelo eventual extravio ou deterioração do manual recebido, ressalvado o desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos, estado em que foi recebido pelo aluno, idade do aluno e outras circunstâncias subjetivas e objetivas que tornem inexigível esta mesma responsabilidade.

Cada aluno tem direito a um único exemplar dos manuais adotados, por disciplina e por ano letivo, sempre que possível a partir da reutilização de manuais escolares recolhidos no ano anterior na mesma escola ou em qualquer outra escola do agrupamento que o tenha adotado.

Os manuais escolares serão disponibilizados aos alunos, cujos encarregados de educação assim o pretendam, pelo respetivo professor titular de turma, no início do ano letivo, mediante comprovativo de receção e compromisso de devolução assinado pelos respetivo encarregado de educação.



> Manuais Escolares adotados nos Estabelecimentos de Ensino do Agrupamento


→ 1.º Ciclo do Ensino Básico

 

2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

 


 

Como estratégia de remediação para a falta de leituras que os alunos apresentam, os docentes de Português do 3.º Ciclo do Ensino Básico recomendam a aquisição, para leitura obrigatória, das seguintes obras:

 

        7.º Ano de Escolaridade

  • O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andersen;
  • História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda;
  • Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira.

        
        8.º Ano de Escolaridade

  • A Eneida de Virgílio contada às crianças e ao povo, de João de Barros;
  • A Saga, de Sophia de Mello Breyner Andersen;
  • Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina.

 



> NOTA

A adoção de manuais escolares é o resultado do procedimento de apreciação e seleção dos manuais escolares disponíveis para adoção – certificados e ainda não certificados – constantes da Lista de Manuais Escolares Disponíveis, disponibilizada pela Direção-Geral da Educação.

A adoção dos manuais escolares é da competência do Conselho Pedagógico sob proposta dos Departamentos Curriculares em que se integre a respetiva disciplina.

Neste procedimento são tidos em conta critérios de apreciação definidos e aprovados pelo Ministério da Educação e a adequação dos manuais escolares ao Projeto Educativo do agrupamento.

 

 

 

Política de cookies

Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu computador.

Você aceita?